@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Detec orienta como evitar a ferrugem asiática

A soja é um dos principais grãos produzido no Brasil e no mundo. Na região de atuação da Coasa, é a principal cultura, presente no dia a dia de quase todas as propriedades, sendo que nas últimas décadas, sua cadeia apresentou um crescimento continuo movimentando a economia tanto do campo quanto da cidade. Fatores como clima, pragas e doenças limitam o aumento da produtividade da cultura.

Dentre as doenças presentes dentro do ciclo da cultura, a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) é a de maior importância, podendo impactar em até 90% da produtividade. Por ser a doença de maior presença nas lavouras, seu controle é um tanto limitado e existem cada vez menos ferramentas disponíveis para auxiliar. Os fungicidas, pela facilidade de utilização, tornam-se a opção mais comum, entretanto a sua eficiência tem diminuído safra a após safra.

Conforme os agrônomos do Departamento Técnico da Coasa, o grupo químico das Carboxamidas por ter sido o último a ser inserido no sistema de controle, apresentou excelente eficiência no controle. No entanto, foi detectada uma mutação no fungo causador da ferrugem, que o está tornando menos sensível aos fungicidas desse grupo devido a alta pressão da doença e uso intenso e indiscriminado destes produtos.

O engenheiro agrônomo, Gustavo dos Anjos, ressalta que com a falta de boas ferramentas para o controle da doença, é preciso garantir que as tecnologias atuais continuem eficazes através da adoção de boas práticas no manejo da doença, como destaca:

- “Iniciar as aplicações de fungicidas de modo preventivo, trazendo as carboxamidas para as primeiras entradas na lavoura (fechamento das entre-linhas) e limitar as mesmas a duas aplicações.

- Usar o maior número de modos de ação de fungicidas nos programas de aplicação

- Utilizar os chamados reforços (multissítios e triazois) em todas as aplicações

- Seguir rigorosamente as recomendações técnicas sobre doses do fungicida e seu respectivo adjuvante, bem como dos intervalos entre uma aplicação e outra

- Procurar realizar o plantio na melhor época visando o escape, com cultivares de ciclo mais curto sempre que possível. A utilização de cultivares tolerantes ao ataque do fungo, também é válida para o sucesso no manejo”, diz Gustavo que é a mestre em produção vegetal.

Ainda, segundo ele, a tecnologia de aplicação utilizada deverá ser a melhor possível, buscando a ponta de maior eficiência, a velocidade adequada e as condições climáticas que proporcionem a melhor distribuição das gotas pulverizadas, sobre o alvo.

O sucesso da safra depende de boas práticas de manejo consciente. O produtor deve ser acompanhado pela assistência técnica para que o auxilie na tomada de decisões inteligentes que o levem a patamares maiores de produtividade e rentabilidade, fortalecendo ainda mais a economia local e regional.

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285