@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Cuidado com os percevejos: Os danos causados por este inseto são maiores do que se imagina

Muitas pragas acometem as culturas da nossa região, as mais comuns na soja e no milho são as lagartas, porém nas últimas safras a presença de outros insetos que estão preocupando os agricultores e exigindo manejo específico para o controle.

Um desses insetos que vem tomando importância são os percevejos, cada vez mais presentes e em grande número nas áreas. Os danos causados pelos percevejos são maiores do que se imagina, as perdas que essa praga causa nas lavouras, tanto de soja quanto de milho, muitas vezes passa despercebida pelos produtores, mas influenciam significativamente no resultado final da safra.

Em algumas lavouras da região já se visualiza os estragos, no milho a fase mais sensível é o início do desenvolvimento. A praga ao se alimentar injeta toxinas que causam efeitos de deformação de plantas, diminuição da área foliar e até a morte da planta dependendo do nível de infestação.

Na soja os danos são ocasionados na metade final do ciclo quando os grãos iniciam a formação. Para se alimentar dos grãos o percevejo injeta também toxinas que causam além da deformação no grão, perda de peso, diminuição do vigor das sementes.

São três as espécies principais de percevejos-praga: o verde (Nezara viridula), o verde-pequeno (Piezodorus guildinii) e o marrom (Euschistus heros). Um quarto percevejo, que tinha menor importância, mas que nos últimos anos, tem sido muito frequente, é o barriga-verde (Dichelops furcatus).

Para o controle ações de manejo desde as culturas de inverno são muito importantes, estas ações visam manter a população da praga em níveis baixos para facilitar o controle nos momentos críticos das culturas.

O monitoramento e o acompanhamento dos sinais desta praga na lavoura são fundamentais para o produtor agir no momento certo e obter o melhor resultado no controle. Também é importante neste momento contar com a experiência de um consultor técnico. Para esse momento a Coasa disponibiliza um Departamento Técnico capacitado e comprometido com o resultado dos agricultores.

Detec Coasa

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285