@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Soja: Plantio com sucesso, a hora é agora!

Confira as dicas do Detec Coasa.

O plantio da soja já está em andamento, este é o momento decisivo da cultura, depois de implantada as práticas os produtores vão proteger o que já está estabelecido.

O objetivo da operação de semeadura é depositar a semente em um sulco uniformemente distribuída, com profundidade adequada, afastada do adubo, em contato com o solo e recoberta por ele, tudo isso que permita que a semente absorva água de maneira uniforme que emerjam sem dificuldades ou impedimento e ao mesmo tempo.

Para alcançar estes objetivos as condições do solo são muito importantes. Solo descompactado é fundamental para a formação do sulco adequadamente pela semeadora e para formação das raízes posteriormente pelas plantas, esse é um aspecto que deve ser tratado no sistema como um todo, durante o ano com práticas de construção do perfil do solo.

Outro fator relacionado ao solo é a umidade, se houver excesso ou falta, não semeie, espere a condição ideal mesmo que leve dois a três dias a mais de operação, é melhor fazer bem feito.

A distribuição da palha na área também influencia no plantio, isso pode ser corrigido quando se faz uma cobertura de solo semeada e adubada ou quando se colhe as culturas de inverno e se distribui bem a palha com a colhedora.

Com relação a semeadora, bem regulada e com manutenção em dia é o primeiro aspecto. A escolha certa e os ajustes de disco e anel também são extremamente importantes, pois, vão influenciar diretamente na presença de sementes duplas e falhas, ou seja, na distribuição das plantas. Outros itens na semeadora que devem ser vistos são a efetividade da atuação dos discos no corte da palha, o sulcador na qualidade do sulco, as rodas compactadoras/limitadoras no fechamento do sulco.

Se foram observados todos estes itens ainda durante o processo de semeadura é necessário fazer a checagem, ou seja, parar e avaliar como estão sendo depositadas as sementes, em que profundidade e em que distância uma das outras. Não estando adequado se reinicia o processo de regulagem e checagem dos ajustes da semeadora.

Enquanto se faz o plantio pode ser avaliado o sucesso na dessecação da área, se o manejo foi o correto que estejam possibilitando o plantio no limpo e com a palhada que permita o corte a formação do sulco de plantio.

Reforçando que tudo que se faz neste momento é determinante para o sucesso da lavoura, então vale a pena dispensar este tempo para conferir como está a semeadura. E mais do que nunca, a Coasa deseja um excelente plantio e um ótimo início de safra de soja.

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285