@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Inoculação em sementes de soja

A cultura da soja é extremamente requerente em nitrogênio (N), estima-se que para a produção de 50 sacas de grãos por hectare são necessários aproximadamente 240 kg de nitrogênio.

No caso da soja existem bactérias que se associam com a planta para promover a fixação biológica de nitrogênio, formando estruturas nas raízes, chamados nódulos. Nesta associação a planta se beneficia do nitrogênio fixado pela bactéria. A fixação biológica de nitrogênio está presente em todas as lavouras de soja, e praticamente dispensa o uso de fertilizantes nitrogenados na cultura.

Mas para que esse processo seja eficiente é necessário inocular as sementes com as bactérias. A inoculação consiste no processo em que as bactérias são adicionadas às sementes de soja antes da semeadura. Os inoculantes mais comuns são ofertados através de veículo líquido ou pó (turfa), são substratos que mantém as bactérias viáveis até o momento da inoculação.

Em condições de campo entre cinco e oito dias após a emergência da planta já é possível visualizar a formação dos primeiros nódulos.

A operação de inoculação, por se tratar de um processo com organismos vivos merece alguns cuidados. Fazer a operação à sombra, em locais frescos e imediatamente antes do plantio das sementes é importante para favorecer a sobrevivência das bactérias. No entanto, já existem produtos e formulações de inoculantes que permitem o tratamento das sementes com antecedência sem prejudicar a sobrevivência das bactérias.

O acondionamento das sementes entre a inoculação e o plantio deve ser feito de forma a proteger estas da exposição ao sol e a condições adversas à sobrevivência das bactérias.

Para demonstrar a importância da inoculação e da fixação biológica de nitrogênio na soja podemos calcular considerando que para alcançar os 240 kg de nitrogênio para uma produção de 50 sacas de grãos por hectare seria necessária a aplicação de 480 kg de nitrogênio através de fertilizantes, já que na média 50% do que se aplica é perdido sem a planta aproveitar. Se esta fonte for ureia (45% N) seriam 1.067 kg/ha, considerando um preço médio, o custo desta aplicação ficaria em R$1.344,42/ha, tornando a produção de soja inviável.

Já o nitrogênio fornecido pelo processo de fixação biológica é menos propenso a perdas já que ele é utilizado no local, sendo assim, o processo biológico é uma alternativa barata, limpa e sustentável. O custo médio de uma dose de inoculante com estirpes de Bradyrhizobium para 1 hectare de soja fica em torno de R$4,20, um custo que compensa muito.

Em trabalho realizado na safra 2014-2015 no município de Santa Cecília do Sul – RS pelo departamento técnico da Coasa onde foram comparados diferentes tratamentos com inoculantes, o simples fato de inocular as sementes, incrementou em 8 sacas por hectare a produtividade em relação a não inoculação e em uma área que tradicionalmente já vinha sendo cultivada com a cultura da soja. Porém, os ganhos com inoculação na produtividade de grãos podem ser variados, principalmente em função do clima e do solo de cada região e da qualidade do processo de inoculação.

A prática de inoculação é indispensável e uma forma econômica e sustentável de fornecer nitrogênio para a cultura da soja. Importante destacar que o manejo da área também influi na fixação biológica de nitrogênio. Manter um sistema de produção saudável com rotação de culturas, conservação do solo e da água, incremento de palhada e plantio direto são fundamentais para manter condições apropriadas para e favorecer o incremento de produtividade da soja e do sistema.

Detec Coasa

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285