@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Dessecação de trigo e cevada

A uniformidade das lavouras de trigo e cevada são um ponto determinante para a qualidade dos grãos destes cereais. Neste ano particularmente os eventos de clima que aconteceram desde a implantação da cultura contribuíram para lavouras com pontos de maturação diferentes, com plantas mais adiantadas e atrasadas no mesmo talhão.

Um manejo importante para auxiliar na manutenção da qualidade dos grãos é o uso de dessecante, porém alguns pontos precisam serem observados pelo produtor antes de usar esta ferramenta.

Depois que os grãos entram em fase de maturação eles já acumularam todo o peso que o grão vai possuir na colheita, neste momento ele apenas vai perder água, portanto já estaria apto para a colheita não fosse o excesso de umidade. Para interferir neste processo podemos usar herbicidas que uniformizam a maturação das plantas, a perda de água e permitem a antecipação da colheita.

O momento de utilizar estes dessecantes na lavoura deve ser determinado com muito critério, pois a aplicação adiantada pode prejudicar o final do enchimento de grãos e atrasada perder o efeito que se espera. Para esta determinação o acompanhamento técnico é essencial. Ao avaliar uma lavoura é preciso amostrar vários pontos da lavoura, observar os grãos da metade da espiga e se a maioria das plantas estão na mesma fase.

Para a identificação o principal aspecto é a consistência do grão, quando em ponto de aplicação de dessecante, se pressionado com a unha deve ficar marcado, não romper com a pressão. A palha da espiga e o pedúnculo que a segura já estará amarela.

Sobre o dessecante o herbicida registrado para esse uso em trigo e cevada é o Finale, a base de Glufosinato - sal de amônio. Além do registro e permissão de uso, outros benefícios estão atrelados ao uso de Glufosinato como a manutenção da germinação e do vigor, menor perda da qualidade de farinha em trigo, baixo potencial de contaminação.

Importante ressaltar que nenhum produto não registrado deve ser usado na dessecação de trigo e cevada sob o risco de penalização aplicadas pelas autoridades competentes.

Detec Coasa

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285