@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Tratamento de semente: proteção inicial da lavoura

Para o plantio da cultura da soja safra 2017/2018, algumas etapas já foram realizadas ou estão se encaminhando como a dessecação antecipada da área. A escolha das cultivares é um fator importante por isso é indicado o plantio de sementes tratadas.

O tratamento de sementes é uma das técnicas indispensáveis para a manutenção da qualidade genética e fisiológica da semente, auxiliando na proteção inicial da lavoura.

Um bom estande de plantas e com o máximo vigor pode ser mantido utilizando produtos que protejam as sementes contra o ataque de doenças e pragas, promovendo seu desenvolvimento. Estes produtos são os fungicidas, inseticidas e bioestimulantes.

O tratamento de semente com fungicidas tem como objetivo erradicar ou reduzir ao máximo a quantidade de fungos causadores de doenças existentes na semente, garantindo a proteção das plântulas contra fungos de solo e de doenças da parte aérea por um tempo durante o período vegetativo da planta.

Para a tomada de decisão de qual fungicida utilizar na semente, é importante levar em consideração o histórico da área avaliando quais doenças já incidiram naquele local, as características das cultivares que serão plantadas, conhecer a procedência da semente e entender e conhecer os fungos de sementes e de solo.

Essas análises ajudam na escolha do fungicida e nesse momento o auxílio do assistente técnico é fundamental.

Outra ferramenta que ajuda na proteção das sementes e das plantas, nos primeiros dias do ciclo da cultura são os inseticidas. Eles protegem contra pragas como lagartas, grilos, formigas, corós, cascudinhos e percevejos, que se não controlados comprometem a população de plantas e consequentemente a produtividade final da lavoura.

Existem no mercado muitos inseticidas registrados para tratamento de semente, basta conhecer a praga que se quer controlar e direcionar o inseticida mais eficiente.

Aliado ao fungicida e inseticida outros produtos tem ganhado destaque por colaborar com as altas produtividades, a utilização de micronutrientes, bioestimulantes e enraizadores. Eles são responsáveis pela manutenção da nutrição da semente e posteriormente da planta, promovendo maior desenvolvimento celular na fase inicial da planta, aumentando o volume e quantidade de raízes tornando a planta mais vigorosa e apta a sobreviver em condições adversas como uma estiagem.

É importante ter cuidado durante o tratamento de sementes com as misturas de diferentes produtos, a quantidade de calda, a dose a aplicar e a uniformidade de distribuição no volume de semente.

A semente é um ser vivo e precisa de todos os cuidados para manter o seu máximo potencial produtivo.

Outra técnica fundamental e indispensável é a inoculação das sementes. Normalmente utilizada no momento do plantio, é uma técnica extremamente barata e que sempre promove ganhos de produtividades.

A utilização de inoculantes promove uma melhor nodulação e estes nódulos são os responsáveis por fornecer para a planta todo o nitrogênio que ela vai precisar durante o seu ciclo e garantir a sua produtividade, pois o nitrogênio é o nutriente que a planta de soja precisa em maior quantidade.

É fato que os produtores que atingem altos tetos produtivos utilizam tratamento de semente de qualidade, observando as necessidades específicas para cada doença, praga e também investem na parte nutricional e hormonal.

A Coasa busca sempre os melhores produtos para oferecer aos associados e produtores.

A equipe técnica tem experiência e alia dados de pesquisa e observações de campo para as melhores indicações confirmando que há um incremento de produção expressivo quando o produtor utiliza sementes e produtos de qualidade.

Enfim a meta é atingir o máximo de produtividade possível aliando os melhores produtos com as melhores técnicas.

Ana Paula Bulow – Detec/Coasa

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285