@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Atenção com as lagartas

Nas últimas duas safras o aparecimento de lagartas foi bastante pontual e localizado, não sendo um fator preocupante. Porém nestes últimos dias o aparecimento destas pragas acendeu um sinal de alerta.

O Departamento Técnico da Coasa tem relatado diversos casos de surgimento de lagartas em diversas culturas. No trigo e cevada esta praga tem consumido folhas e a partir da floração consumido as espigas destes cereais. No caso de cereais de inverno, incluindo as coberturas é fundamental o controle das lagartas, até mesmo para que elas estejam eliminadas da área até o estabelecimento da soja.

Para decidir sobre qual inseticida é mais adequado é importante considerar qual tipo de lagarta que está ocorrendo e em que fase de desenvolvimento ela está. E também nestes casos levar em consideração aplicações de inseticidas para pulgões e também para percevejo que tem ocorrido de forma generalizada.

Para evitar a ocorrência de lagartas nas fases iniciais da cultura a utilização de inseticidas na dessecação é fundamental, isso serve de dica para as áreas que serão dessecadas para a cultura da soja.

Um aspecto preocupante são as lavouras de milho recém implantadas. Em muitos casos o monitoramento tem encontrado lagartas de diversas espécies e em diferentes fases. Nesses casos é necessário o controle das lagartas, pois nem o tratamento de sementes nem a tecnologia Bt do híbrido serão capazes de controlar lagartas grandes, pois para fazer efeito a praga terá que consumir várias plantas e isso será extremamente negativo para o potencial de produção da lavoura.

Conforme ocorrer o desenvolvimento da lavoura de milho é necessário fazer o acompanhamento. A qualquer sinal de lagartas, raspagem nas folhas é necessário medir a população e o dano para tomar as medidas de controle. Independente da tecnologia Bt que o híbrido tenha é de extrema importância o monitoramento e se necessário o controle com aplicações de inseticidas.

Para os próximos meses vale o produtor com seu assistente técnico estarem alertas para o aparecimento de pragas, com destaque para lagartas e percevejos e tomar as medidas de controle necessárias para evitar danos as lavouras.

Detec Coasa

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285