@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Cuidados na implantação da cultura do milho

Em todas as culturas o produtor procura atingir a máxima produtividade, para isso o manejo de todo o sistema precisa ser realizado com cuidado e capricho. Um ponto crucial para ser observado é a implantação das culturas.

No momento da implantação está em risco todo o potencial de produção da lavoura de milho. Para alcançar a produtividade esperada algumas práticas são necessárias, como a implantação de uma boa cobertura de solo, a dessecação antecipada, escolha de um hibrido que se adapte as condições da propriedade, nutrição adequada e o plantio.

Para o momento do plantio é importante considerar a regulagem da semeadora, as condições do solo, velocidade do trator, profundidade da semente, distribuição da semente, tudo isso para não comprometer a produtividade da lavoura já na sua implantação.

No momento da regulagem da semeadora um ponto importante é escolher o conjunto distribuidor da semente adequado, atentando para o disco e o anel indicado para o tipo da semente, considerando o seu formato e seu padrão, permitindo minimizar os danos a semente na distribuição e as falhas e duplas na linha de plantio.

Em relação a profundidade de semeadura o ideal é aproximadamente 4 cm, para viabilizar o desenvolvimento de partes fundamentais da planta e dos nós da base do colmo por onde será absorvido grande parte da água e dos nutrientes para a planta.

Plantios superficiais expõem muito a semente permitindo sua desidratação e impedindo uma germinação uniforme, aprofundar a semente faz com que ela gaste muita energia para emergir e compromete o vigor da planta e a formação da coroa da planta que vai influenciar diretamente na capacidade produtiva.

A velocidade de plantio influencia na distribuição das sementes, este momento é importante para minimizar a quantidade de sementes falhas e duplas ou mau depositadas no sulco de plantio. Falhas na distribuição não são compensadas pelas plantas vizinhas, por isso já é um fator de redução de produção e plantas duplas competem muito entre si e não expressam seu potencial de produção.

Considerando o custo de implantação de uma lavoura é necessário o máximo cuidado na sua implantação para que cada semente depositada no solo tenha condições de expressar todo seu potencial e contribuir com a lucratividade da lavoura. Depois da implantação todas as práticas de manejo somente vão proteger o potencial que plantamos. Neste momento o produtor pode contar com a assistência técnica da Coasa procurando otimizar os recursos fazendo um bom plantio da cultura do milho.

Detec Coasa

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285