@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Manejo de doenças em cereais de inverno

Estamos no momento de proteger o potencial produtivo das lavouras de inverno, o produtor deve ficar atento ao aparecimento de pragas e doenças. Seguindo o exemplo da soja é preciso proteger as folhas do baixeiro das doenças, para ter plantas sadias no momento da formação e enchimento de grãos.

Na cultura da cevada é indicado redobrar a atenção ao oídio, esta doença é agressiva em algumas cultivares como a BRS Cauê, implantada nas áreas de atuação da Coasa.

O clima foi favorável à instalação do oídio na lavoura e seu controle precisa ser realizado de maneira eficiente para não permitir a reinfestação. A cooperativa dispõe de fungicidas com alta performance no controle da doença, o principal exemplo é o Corbel ®, com princípio ativo muito eficiente para controle e erradicação das doenças e tem demonstrado um resultado satisfatório para o controle do oídio em alta infestação.

Na cultura do trigo além do oídio, a ferrugem é uma das principais doenças e já é percebida em algumas lavouras. Para o controle da ferrugem o uso de misturas de triazóis e estrubilurinas é eficiente e também para esta safra as carboxamidas passam a serem indicadas. É importante sempre salientar que os melhores resultados no controle são as aplicações preventivas até o início do aparecimento dos sintomas.

A ferrugem em trigo é responsável por perdas consideráveis no rendimento de grãos por diminuir a área foliar e afetar o enchimento e o peso dos grãos, por isso merece uma atenção especial durante todas as fases da cultura.

Outra preocupação pontual é com a giberela que ataca as espigas e diminui a qualidade dos grãos, para esta doença o momento da floração é crucial tanto para a doença infectar a espiga quanto para a aplicação de fungicidas para proteger desta infecção.

Para não perder o ponto de aplicação de fungicidas e inseticidas os produtores junto com seu assistente técnico precisam estar atentos ao monitoramento da lavoura para perceber o aparecimento de pragas e doenças logo no início da infestação para tornar o controle eficiente e garantir o potencial de produção da lavoura.

Departamento Técnico (Detec) Coasa.

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285