@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Encontro Técnico da Coasa propõem estratégias para a máxima produtividade da soja

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja. O potencial genético aliado ao manejo adequado e as condições ambientais adequadas garantem o sucesso da produção.

O Encontro Técnico da Coasa, propôs orientações aos produtores que possibilitam o alcance da máxima produtividade. Renomados especialistas da área de nutrição de solo e plantas estiveram no evento propondo novos desafios sobre o manejo adequado da cultura. O evento aconteceu na sexta-feira (18/08), em Água Santa.

O doutor em Ciência do Solo, Telmo Jorge Carneiro Amado, afirma que um dos desafios da soja é a genética avançada, esse melhoramento impõem desafios e transformações na cultura. "As variedades melhoradas possuem maior capacidade do dossel vegetativo em manter a temperatura mais amena. Esse fator influencia no aumento da concentração de fotossíntese, maior capacidade de enchimento de grão. No entanto, o sucesso da produção se dá 50% do aprimoramento genético e 50% no manejo”, comentou.

O especialista também destacou que há seis fatores que influenciam no desenvolvimento da cultura: clima, fertilidade, genética/variedade, controle de doenças, tratamento de sementes e arranjo de plantas. Dos seis fatores, cinco dependem do manejo dos produtores.

Outro assunto discutido foi a incidência do mofo branco na cultura da soja que é causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum. O painelista Ricardo Brustolin, relatou que as lavouras que possuem a doença é difícil erradicá-la por completo, mas é possível conviver com mofo branco e reduzir as perdas na cultura. O fungo é capaz de infectar qualquer parte da planta, porém, a fase mais vulnerável na cultura da soja compreende os estádios da floração plena.

Brustolin, apresentou medidas que podem ser tomadas para reduzir a incidência de mofo branco, dentre elas estão a aquisição de sementes fiscalizadas, realizar o tratamento de sementes com fungicidas, utilizar cobertura de solo com palhada, rotação e/ou sucessão de cultura, escolher cultivares com arquitetura de plantas mais eretas, espaçamento entre linhas, em áreas com histórico da doença, revolvimento do solo, controle de plantas daninhas, limpeza de implementos e colhedeiras e realizar o controle biológico.

O encontro reuniu especialistas no cultivo da soja, agricultores, técnicos e engenheiros agrícolas que buscam estratégias para o alcançar a máxima produtividade.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285