@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Gestores da Coasa estiveram nos Estados Unidos

Os colaboradores da Coasa, Rodrigo Menon e Venicius Favaretto, estiveram no início de agosto, participando da IX Viagem Comercial aos Estados Unidos, patrocinados pela INTL FCStone (Consultoria em Futuros e Commodities).

Os gestores da Coasa integraram um grupo de 16 pessoas – produtores e diretores de empresas – para conhecer o sistema de produção de algumas fazendas, cooperativas e indústrias, nos Estado de Iowa e Illinois.

Na MaxYield Cooperative, o grupo conheceu a unidade de recebimento e armazenagem de grãos. A cooperativa está distribuída em 24 unidades, com processos de recebimento, secagem e armazenagem, sendo que quatro delas tem escoamento via ferrovia. A cooperativa possui aproximadamente 3500 cooperados e as propriedades deles variam, em média, entre 3000 e 5000 acres (um acre equivale a cerca de 40% de um hectare).

Para Rodrigo Menon, chama a atenção a infraestrutura disponível. “Do volume recebido, 50% da safra é escoado via ferrovia e 50% via rodovia. Isso permite uma alta capacidade de fluxo de recebimento e expedição, além da redução nos custos operacionais”, observa o gestor.

Focada em tecnologia genética de sementes, a Stine Seed, é considerada a maior empresa independente de sementes dos EUA. É responsável por 70% das patentes genéticas das lavouras de soja plantadas em solo americano. De acordo com o gestor da Coasa, Venicius Favaretto, a Stine realiza estudos voltados ao milho onde a polinização acontece de forma manual. Na colheita é utilizado maquinário adaptado para selecionar espiga por espiga. O plantio é realizado com espaçamento reduzido e plantas mais baixas onde o que realmente importa é a produtividade”, conta Favaretto ao adiantar que a empresa vem trabalhando no desenvolvimento genético de variedades adaptadas que em breve serão disponibilizadas no Brasil.

Quanto às condições das lavouras de soja e milho nos EUA, elas se encontram, em sua maioria, em estado de enchimento de grãos, diferente do que se escuta sobre percas de produtividade. “As lavouras estão muito bonitas e não apresentam sinais de estresse hídrico, a definição real de safra acontece até o final deste mês”, afirma Favaretto.

Em Chicago, o grupo conheceu a Bolsa de Chicago (CBOT- Chicago Board – of Trade). Na Bolsa de Chicago é onde estão concentrados o maior volume de negócios de grãos no mundo, principalmente de soja sendo a referência para a formação de preços.

A comitiva também passou pelo Grupo Golden Grain Energy, localizado em Mason City (no estado de Iowa), responsável por uma produção anual de 470 milhões de litros de etanol. Menon explica que do momento que o milho chega na indústria até ser transformado em etanol, há três produtos resultantes do processo: etanol, óleo de milho e DDGs (produto seco da destilação). A equipe foi recebida por gestores da indústria, onde fizeram uma apresentação e um tour passando por todas as partes do processo produtivo da fábrica.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo.

Fotos: INTL FCStone

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285