@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Como iniciar uma boa lavoura de silagem

Todos os processos dentro de uma propriedade rural precisam ser realizados com capricho para que o resultado que se deseja seja alcançado. Quando se fala em silagem de qualidade é natural pensar somente nos processos envolvidos a partir do corte das plantas até o fechamento do silo. Mas uma lavoura de silagem de alta qualidade, no mínimo, deve ser pensada desde a escolha do híbrido que será plantado.

A escolha do híbrido é o ponto inicial, deve ser considerado as características que o híbrido oferece, em relação com as necessidades da propriedade, com o investimento que a lavoura vai receber e com a fertilidade do solo.

Também é importante, independentemente do tipo de cultura, que seja plantada no limpo, com controle de todas as plantas daninhas da área, por dois motivos: um deles é que a planta que está germinando e iniciando o desenvolvimento não tenha competição com outra por nutrientes, luz e água. Outro é a presença de pragas que as plantas daninhas podem estar abrigando, por mais que o milho escolhido tenha biotecnologia para controle de lagartas se estas estiverem presentes no início do desenvolvimento da lavoura causará danos prejudicando o stand de plantas.

A nutrição da planta também precisa ser adequada à expectativa de rendimento da lavoura e à quantidade de nutrientes que o solo dispõe, por isso uma análise de solo é a ferramenta mais adequada para indicar a adubação correta para atender o objetivo de uma lavoura produtiva

Em relação a semeadura, podemos dizer que é o momento mais determinante do potencial de produção de uma lavoura, pois definimos como as plantas estarão distribuídas para aproveitar melhor os recursos da área. Regular a população adequada de plantas com conjunto de disco e anel mais adequado para o tipo da semente, atentar para a velocidade de plantio e condições de solo para o plantio também determinam o sucesso da operação de semeadura. É significativa a diferença de produção em uma lavoura que foi bem semeada.

Para o produtor Jairo Rodigheri, campeão do Concurso Silagem de Impacto, alguns aspectos são muito importantes para produzir uma lavoura de silagem de qualidade: “ Trabalhamos com um híbrido de milho que conhecemos a muitas safras e já sabemos da sua adaptação na nossa propriedade, além de não dispensar a análise de solo para escolher a adubação e ter apoio técnico na tomada das decisões, pois tudo começou a melhorar com o apoio técnico que a Coasa disponibilizou, com os técnicos trocamos informações”.

O Concurso Silagem de impacto avaliou a qualidade da silagem através do indicador produção de leite por tonelada de matéria seca. Jairo também destaca que é necessário capricho para produzir uma silagem de qualidade, escolhendo bem os insumos, procurando minimizar as perdas e para a próxima safra pretende inovar com a aplicação de fungicida no milho de silagem.

A implantação da lavoura de silagem é um processo importante para o sucesso da produção do rebanho e a Coasa oferece para o produtor todo o aporte de insumos e assistência técnica para que a atividade pecuária seja sustentável e contribua com a renda familiar.​

Naiana de Mello - Engenheira Agrônoma e coordenadora do Detec/Coasa.

 
123456...
123456...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285