@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Seminário da Coasa discute técnicas para elevar a produtividade leiteira

O 2º Seminário de Bovinocultura de Leite da Coasa provocou um amplo debate sobre as condições de produção de leite nas propriedades rurais. Manejo, alimentação e saúde animal foram os destaques do encontro que reuniu mais de 350 pessoas na Sala de Cultura do Grupo PAS de Água Santa, nesta sexta-feira (28/07).

O vice-presidente da Coasa, Roberto Felini, abriu o evento evidenciando o potencial do setor na região e a atenção que a cooperativa tem dado aos produtores de leite através da Fábrica de Rações com especialistas que ajudam na orientação da dieta alimentar.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014, a microrregião de Passo Fundo é responsável pela maior produção de leite do Estado, são mais de 533milhões litros/ano. A região também é considerada a de maior produtividade nacional.

O gerente técnico nacional da DSM Tortuga, Rodrigo Costa, destacou a suplementação com sais aniônicos, essenciais para a imunidade animal e que atua na redução da hipocalcemia (febre no leite). Avaliação do pH urinário é necessária para o ajuste da dieta aniônica (à base de sais). “A cada R$ 1,00 investido retorna R$ 10,00 para o produtor”, diz Costa ao citar, ainda o betacaroteno para melhorar da fertilidade e a vitamina biotina para aumento de produção do leite na dietas de vacas de alta produção. Outra dica é a cultura de leveduras vivas.

A área de mercado do leite foi tema do gerente de suprimentos da Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL), Jair da Silva Mello. Mello foi enfático ao afirmar que o cenário político e econômico em crise influenciam diretamente o mercado. “Os juros sobem, as empresas não investem. São 14 milhões de desempregos no Brasil, endividamento, queda na renda média da família; processo de inflação faz com que haja retenção no consumo. O mercado é comandado pelo consumidor. A médio prazo, não existe tendência de melhora no preço”, finalizou dizendo que não há espaço para amadorismo no setor.

O palestrante André Thaler Neto, doutor em Ciências Agrárias com ênfase em melhoramento genético de bovinos de leite destacou importantes técnicas de manejo a serem realizadas em terneiras e novilhas de zero a 24 meses.

O médico veterinário da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Rodrigo Nestor Etges, em seu painel, destacou a atuação da Seapi principalmente no controle e fiscalização de doenças como tuberculose e brucelose.

Segundo o zootecnista e responsável técnico da Fábrica de Rações/Coasa, Frederico Trindade, a competitividade no mercado exige uma formação contínua. “O seminário reuniu importantes especialistas do setor, oportunizando aos produtores novos conhecimento para competir com produto de maior qualidade”, evidenciou o zootecnista.

O evento também teve premiação do concurso de Silagem de Impacto e almoço de confraternização.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo

 
123456...
123456...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285