@coasars.com.br
 
Notícias
 
« VOLTAR
  Tamanho da Fonte: A- A+
Ferrugem da soja atinge lavouras região

A ferrugem da soja é um problema eminente. Com focos da doença em áreas comerciais já próximas a nossa região de atuação da Coasa, o alerta é válido e a precaução é o melhor manejo.

A Coasa tem trabalhado intensamente com seus associados para levar o máximo de informações sobre esta doença a fim de evitar os danos causados por ela e proteger a produtividade das lavouras.

Com os fungicidas perdendo eficiência no controle da ferrugem, cada vez mais o manejo que integra diversas praticas é importante. Para esta safra as dicas são iniciar as aplicações de fungicidas no cedo, usando os melhores produtos combinados com reforços.

Em relação aos fungicidas cada grupo tem ação específica, por isso deve ser bem posicionada dentro das aplicações para fazerem a melhor entrega de controle. Por exemplo, os fungicidas a base de carboxamidas tem sua melhor atuação prevenindo e não curando a doença. Por este motivo devem ser posicionados no início das aplicações de maneira a agirem preventivamente, os triazois ao contrário tem ação curativa, agindo no fungo quando eles já estão instalados na planta. Outro grupo que entra no manejo nesta safra são as morfolinas que também tem ação curativa e podem compor o manejo da doença posicionadas a partir da floração.

Outras dicas importantes são sempre usar os adjuvantes indicados para cada produto e na dose correta. Avaliar a tecnologia de aplicação, desde equipamentos aos horários e condições de aplicação, revisar e regular o pulverizador para que este faça a deposição dos produtos uniformemente pelo dossel das plantas protegendo todas as folhas.

Um ponto relevante nesta safra é o uso de fungicidas multissítios em todas as aplicações para evitar a evolução da resistência e reforçar o controle da ferrugem. Neste ponto é importante reforçar que neste grupo enquadram se fungicidas a base de mancozeb, clorotalonil e oxicloreto de cobre, outros com composição a base de nutrientes aplicados via foliar não são indicados como fungicidas, neste caso auxiliam em outras funções na planta mas não diretamente no controle de doenças.

Nesta safra a parceria entre o produtor e o seu assistente técnico será fundamental para o sucesso na colheita. Cada detalhe será importante na definição da eficiência no manejo do controle de doenças e o trabalho em conjunto será chave para uma boa colheita.

Detec Coasa

 
12345...
12345...
 
Av. Porto Alegre - Centro
CEP 99.965-000 - Água Santa - RS
Tel.: 54 3348.1153 - Fax: 54 3348.1149
E-mail: contato@coasars.com.br
  Grãos
- Filial Silo
- Filial Engenho Grande
- Filial Santo Antônio dos Pinheirinhos
- Filial Santa Cecília do Sul
- Filial Gentil
- Filial Ciríaco
- Filial Caseiros
- Filial Cruzaltinha
- FIlial Tapejara
- Filial David Canabarro
- Filial Lagoa Vermelha
- Filial Santo Antônio do Palma
- Filial Laranjeiras
Supermercado
- Supermercado Coasa
- Receitas
Agropecuária
- Fábrica de Ração Coasa
Posto de combustível
- Posto Coasa Água Santa
- Posto Coasa BR 285